quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Gatos fluorescentes e VIH (?!)

Na Clínica Mayo, em Rochester, nos Estados Unidos, criou-se uma proteína que emite fluorescência e foi introduzida em gatos como marcador de uma outra proteína que deverá combater o FIV (o equivalente ao HIV humano, mas nos felinos). Confusos? Também fiquei. Mas não é difícil perceber!
Conseguiu-se uma proteína que ativa o sistema imunitário dos felinos contra o FIV, que os tornará imunes ou mais resistentes ao vírus. Então como fazer para acompanhar a disseminação da proteína no organismos dos bichos? Com uma outra proteína que, ligada à primeira, emite fluorescência na presença de um certo tipo de luz. Desta maneira evitam-se diversos tipos de exames nos nossos amigos gatitos!

No fundo, trata-se de uma dupla evolução. Uma proteína que combate o FIV, o que poderá ajudar a encontrar uma cura para o HIV, e uma outra que permite com a simples aplicação de uma luz, saber por que células se encontra a proteína disseminada.
É, de facto, muito interessante. Espero que não se lembrem de juntar as duas nos Humanos! Se bem que a cura para a SIDA seria um passo de gigante para a Medicina, brilhar nas discotecas pode não ser tão interessante:)

                                                (in Publico.pt)

Uma última nota para dar conta do falecimento de Andy Whitfield, protagonista da série Spartacus, após uma longa luta contra o câncro. Para quem acompanhou e gostou da série, é uma perda sentida.

Bom dia de trabalho!

2 comentários:

  1. Meu caro, apraz-me ver-te deste modo, mais perto de tudo e todos. Assim torna-se mais fácil atravessar o Atlântico! :)
    Queria aproveitar para partilhar algo que me custou ler hoje na imprensa nacional, e que, de certa forma me deixou perplexo, tais são os malabarismos e atrocidades a que todos nós estamos sujeitos por parte do Estado e das Empresas Públicas ao nosso serviço.
    Conforme normas recentes vindas de Bruxelas e ao abrigo do acordo com a Troika, o Estado Português deve suspender todo e qualquer subsídio a empresas alatamente lucrativas sem concorrência. Neste rol de empresas inclui-se, naturalmente, a EDP. Ora, acontece que face a este corte a EDP responde com aumento das tarifas para os consumidores... porque pode, visto não ter concorrência! Pescadinha de rabo na boca, hein? Priceless este nosso país...

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo, meu caro amigo!
    É complicado viver assim. As pessoas já nem sabem com o que podem contar. E aqueles que contaram e, de alguma forma arriscaram, vêem-se agora à rasca para pagar os empréstimos, os aumentos de impostos e tudo o mais que se vai inventando pelo caminho, tal como esse aumento da EDP. Como dizia o Cristiano Ronaldo ao Carlos Queiróz: "Assim não vamos lá!" :)
    Grande abraço

    ResponderEliminar